segunda-feira, 30 de agosto de 2010

CARLOS CHAGAS



Hoje iremos falar sobre um homem muito poderoso CARLOS CHAGAS  .
CLAUDIO R. TOMAZINI

Carlos Chagas ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1896, doutorando-se em 1903. No ano anterior, havia entrado como voluntário para o Instituto Soroterápico, atual Instituto Oswaldo Cruz.
Em 1905 colaborou nos esforços para a erradicação da malária na cidade de Itatinga, no estado de São Paulo, a convite da companhia Docas de Santos, que construía uma represa na região.
Trabalhou a seguir em obras de saneamento na Baixada Fluminense. Adquiriu projeção nos meios científicos ao defender o combate da malária através do uso de inseticida. Formulou a teoria da transmissão domiciliar da malária, o que ampliou as frentes de combate à doença.
Em 1907, a convite do cientista Oswaldo Cruz, aceitou a missão de combater a malária entre os operários que construíam a ala mineira da estrada de ferro Central do Brasil. Lá, instalou-se num vagão ferroviário e passou a atender num ambulatório improvisado numa tenda.
Nessa época, dedicou-se também à pesquisa de outras doenças endêmicas na região, chegando, através da presença do inseto barbeiro, a descrever o tripanossoma - o protozoário causador da doença - dando-lhe o nome de Tripanossoma cruzi, em homenagem ao mestre Oswaldo Cruz.
De volta ao Rio de Janeiro, formulou o ciclo evolutivo do protozoário, fazendo a sua descrição completa. Em 1909, a descoberta da nova doença e dos meios profiláticos para combatê-la começaram a se disseminar em escala internacional.
Através de uma comissão de cientistas e médicos liderados por Oswaldo Cruz, a Sociedade Brasileira de Patologia batizou a nova doença com o nome de seu descobridor - doença ou mal de Chagas, que se tornaria internacionalmente consagrado.

LOGO MAIS NOTICIAS


CLAUDIO R. TOMAZINI



Nenhum comentário:

Postar um comentário