quarta-feira, 15 de setembro de 2010

XAVANTE


OLÁ PESSOAL
                          HOJE VAMOS FALAR SOBRE O XAVANTE...
XAVANTE É UM   CARRO  MUITO    LOCO  E RADICAL 

O engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel gosta de lembrar de seus tempos de infância, quando passava férias na fazenda do avô materno, José de Góis Conrado, nos arredores de Franca - sua cidade natal, no interior do Estado de São Paulo. Foi nas oficinas desse avô, dono de uma selaria e, depois, de uma pioneira fábrica de calçados, que Gurgel descobriu seu lado "arteiro". Começou transformando triciclos em bicicletas, cobrando o preço de ficar com a roda restante. Muitas rodas e águas rolaram desde então. Conhecido pela campanha feroz que move contra o Proalcool, esse inventor nato (tem mais de 100 projetos patenteados, de um carro elétrico ao motor com suspensão pendular utilizado no Supermini). A cidade de Rio Claro, no interior de São Paulo, já sediou uma importante indústria nacional de automóveis. Fabricou lá durante duas décadas utilitários, carros urbanos e até elétricos. Foi fundada em 1°. de setembro de 1969 pelo intrépido engenheiro mecânico e eletricista João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, que sempre sonhou com o carro genuinamente brasileiro. Devido às exportações que sua empresa passou a fazer com o sucesso dos produtos, ele sempre dizia que sua fábrica não era uma multinacional, e sim "muitonacional". O capital era 100% brasileiro.


É ISSO PESSOAL ATÉ A PRÓXIMA THIAGO, CAUAN E RAFAEL LUCCA.

VITAL BRAZIL



OLÁ   PESSOAL   VAMOS  FALAR  SOBRE  VITAL   BRASIL.

Vital Brasil Mineiro da Campanha se formou em 1891 pela Faculdade do Rio de Janeiro e é conhecido internacionalmente por seus estudos pioneiros sobre veneno de cobra. Impressionado com o elevado número de pessoas que morriam depois de serem picadas por cobra, começou a dedicar-se ao estudo do veneno desses animais e das intoxicações provocadas em outros seres. Em 1897, foi nomeado ajudante do Instituto Bacteriológico do Estado, dirigido por Adolfo Lutz. Um ano mais tarde, Vital conseguiu imunizar animais com veneno de cascavel, jararaca e urutu, obtendo os primeiros soros específicos no combate aos seus venenos. Estes começaram a ser aplicados em 1901. Com a criação do Instituto Butantã, em 1901, o Brasil assumiu a direção dos trabalhos de instalação do laboratório. Realizou ainda um extenso programa no instituto que passou a fornecer soros e vacinas contra o tifo, a disenteria bacilar, o tétano, a varíola, a vacina BCG, contra tuberculose, as sulfonas, as penicilinas e soros contra animais peçonhentos. Fundou em Niterói, no Rio de Janeiro, o Instituto de Higiene, Soroterapia e Veterinária, mais tarde conhecido como Instituto Vital Brasil. Dirigiu-o até sua morte.


TCHAU  BRENO  E  GABRIEL.

ADOLFO LUTS



Olá amigos! Querer saber porque te chamamos aqui? Eu (Pedro) e meu melhor amigo João vamos falar sobre o pioneiro na medicina tropical, Adolfo Lutz.


Pioneiro na Medicina tropical, Adolfo Lutz desvendou novos caminhos para estudar e combater doenças transmissíveis como malária, hanseníase, leishmaniose, esquistossomose, tifo e febre amarela, que castigavam a população no início do século XX, principalmente por falta de higiene.  
Tornou-se famoso por pesquisar a malária silvestre, identificar os principais transmissores da doença e sistematizar os mosquitos brasileiros. Convidado por Osvaldo Cruz, realizou, em 1909, estudos e experiências ligados à insetologia e à zoologia no Instituto Osvaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Só se desvinculou do órgão após 32 anos. Realizou expedições pelo Nordeste, Norte e Sul do país.


Não perca nossa amostra cultural até mais amigos um recado de João Victor e Pedro Henrique até a próxima 

COCO EXPRESS


OI CAROS AMIGOS, ESTAMOS AQUI PARA APRESENTAR O INVENTOR EDUARDO BRETAS.

Foi numa fila de banco em Manaus, num dia ensolarado de 1995, que o engenheiro mecânico Eduardo Bretas, então funcionário da Gillette, notou o sucesso que fazia um vendedor ambulante com um surrado isopor repleto de cocos e gelo. Chamou a atenção de Bretas o fato de todos os suados clientes do rapaz fazerem sempre as mesmas perguntas: "Está gelado? Tem bastante água?" Foi o suficiente. Ali mesmo surgiu a idéia que tiraria esse carioca de Manaus e o levaria a Curitiba em busca de um negócio próprio. Bretas, hoje com 50 anos, inventou uma máquina que retira a água do coco e, rapidamente, a engarrafa, gelada. E sempre na mesma quantidade. O A empresa Coco Express, hoje conta com 800 pontos-de-venda espalhados pelo país e com negócios no Exterior.  

TCHAU, NOS VEREMOS NA MOSTRA CULTURAL.
IGOR E PEDRO ROGÉRIO

PAINEL ELETRONICO



OLÁ...ESTAMOS AQUI PARA DIZER QUE QUEM INVENTOU O PAINEL DE JOGOS FOI O BRASILEIRO EDUARDO.


Foi de um cearense a idéia de criar a placa eletrônica de substituição. Em 1996, Eduardo Lamboglia patenteou o produto. E, este ano, sua invenção vai para a quarta Copa do Mundo. Quando o quarto árbitro fez a primeira substituição no jogo entre Brasil e Escócia, na abertura da Copa do Mundo de 1998, embora o cearense Eduardo Lamboglia não estivesse lá, no Stade de France, em Paris, uma parte de seu trabalho estava na cena. A entrada do meia brasileiro Leonardo no lugar de Giovanni foi marcada pela estreia em Mundiais da placa eletrônica de substituição. Uma inovação à época.O empresário teve a ideia de criar as placas enquanto assistia a um jogo e notou a dificuldade de se usar as plaquetas antigas, geralmente de madeira.
Eduardo começou a desenvolver a ideia em 1994 e levou dois anos para finalizá-la. 



BOM....ESPERAMOS VOCÊS NA MOSTRA CULTURAL

OSVALDO CRUZ


OLÁ PESSOAL HOJE NOS VAMOS FALAR SOBRE O OSVALDO CRUZ.


Osvaldo Gonçalves Cruz foi um cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro.
Foi o pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. Fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Nacional no bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro, transformado em Instituto Oswaldo Cruz, respeitado internacionalmente.
Organizou o combate ao surto de peste bubônica registrado em Santos (SP) e em outras cidades portuárias. Demonstrou que a epidemia era incontrolável sem o emprego do soro adequado. Como a importação era demorada, propôs ao governo a instalação de um instituto para fabricá-lo.
Dirigiu a campanha de erradicação da febre amarela em Belém do Pará e estudou as condições sanitárias do vale do rio Amazonas e da região onde seria construída a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Premiado no Congresso Internacional de Higiene e Demografia, em Berlim (1907), deixou a Saúde Pública (1909).
Em 1909, quando Carlos Chagas descobriu o protozoário causador da tripanossomíase americana (popularmente conhecida como "doença de Chagas") batizou-o com o nome de "Trypanosoma cruzi", em homenagem a Osvaldo Gonsalvis Cruz.


ATE A AMOSTRA CUTURAL. 
LUCAS REIS DA SILVA MENDES
RAFAEL DA SILVA  BRITO
FERNANDA DE FREITAS

SANTOS DRUMONT



Oi  pessoal  hoje vamos  falar sobre o pai  da  aviação o SANTOS DUMONT  que  inventor  do  avião  14  Bis  e  do  Dirigivel 


Alberto Santos Dumont foi um aeronauta, esportista e inventor brasileiro, é considerado pelos brasileiros, como o inventor do dirigível, do avião e do ultraleve.
Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901m, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6, transformando-se em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX. 
Santos Dumont também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina. 
Apesar de os brasileiros considerarem Santos Dumont como o responsável pelo primeiro voo num avião, na maior parte do mundo o crédito à invenção do avião é dado aos irmãos Wright. Uma exceção é a França, onde o crédito é dado a Clément Ader que efetuou o primeiro voo de um mais pesado que o ar propulsionado a motor e levantando voo pelos seus próprios meios. 


Tchau pessoal


Ass:Beatriz,Eliane  e  MARLON MELO DA CRUZ

ESPAGUETE DE PISCINA



Olá pessoas, sejam bem vindos a descoberta do Adriano Sabino.


O brasiliense Adriano Sabino é formado em administração de empresas, com pós-graduação na França. Iatista amador, teve a idéia de usar um material auxiliar na flutuação de veleiros – a espuma de polietileno – para fabricar bóias para crianças. Ele criou o espaguete de piscina e patenteou o produto.  Hoje, a empresa desenvolve brinquedos em várias áreas e ensaia parcerias com fábricas da Suécia e da Alemanha.

Esperamos  na   feira  cultural pessoal   Thiago e Cauan e  Rafael   Lucca.

A INVENÇÃO DA URNA ELETRÔNICA


Óla  pessoal vamos falar sobre a urna elêtronica que serve certamente para votar


Sabemos que o Brasil é um dos países mais avançados, se não o mais avançado com relação à realização das eleições. A invenção da urna eletrônica ocorreu em 1989, na cidade de Brusque, Santa Catarina, por Carlos Prudêncio. Mas, na ativa só entrou em 1996, em teste em 57 municípios. Em 2000 ocorreu a primeira votação total na urna eletrônica. Com um montade de cerca de 120 milhões de eleitores no Brasil, a invenção da urna eletrônica ajudou a facilitar a contagem. E funcionou… nos adaptamos às maquininhas e tudo ficará feliz para sempre….
 A eleição brasileira, considerada a maior votação eletrônica do mundo e que atrai a atenção de observadores internacionais, passou por um longo processo de evolução até chegar à atual etapa de informatização. Por estranho que pareça, a previsão de uma máquina de votar já constava no primeiro Código Eleitoral, em 1932.




Tchau pessoal, até a mostra cultural